Dicas de Estudos

Sono: AMIGO ou INIMIGO ?

Você sente ou já sentiu aquele sono arrebatador durante os estudos? Aquele que quando você assusta o pescoço ja esta encostando nos livros? 

 

Descubra algumas dicas sobre como amenizar esse problema!

 

É muito comum entre os concurseiros sentir sono durante os estudos. Esse fato é um dos mais comuns e um problema que afeta profundamente o rendimento nos estudos.

 

Antes de qualquer coisa você precisa entender que dormir o suficiente é importantíssimo tanto para o seu desempenho nos estudos como para tudo na sua vida. Dormir é o repouso necessário para repor as energias. Nem pensar em deixar de dormir para ficar estudando, você não vai render nada. Exceto quando seu próprio sistema biológico não te cobra dormir (não sente vontade).

 

Por isso a primeira dica é se planejar para dormir no mínimo 7 ou 8 horas por noite, menos que isso pode acarretar problemas a sua saúde para quem não tem o costume e resolve mudar radicalmente.

 

Qualidade do Sono 

 

Procure eliminar qualquer ruído e deixe o ambiente mais escuro e frio que puder. Procure descansar sempre no mesmo horário. Dessa forma você estará criando uma alavanca para que seu corpo entenda que tudo que esta fazendo é preparando a "máquina humana" para stand-by. Essa pratica permitirá realmente descansar o corpo e a mente o que diminuirá as chances de sentir sono no dia seguinte.

 

Horário

 

Seu corpo precisa de uma rotina. Isso lhe ajudará sentir falta caso aconteça um imprevisto. Estabeleça uma rotina de estudar sempre no mesmo horário, para o seu corpo se acostumar e entender que esse momento é de concentração.

 

Dica: Evite horários após as refeições, pois é justamente quando a sonolência aumenta devido a sensação de saciedade.

 

Ilumine o ambiente 

 

A claridade estimula o núcleo supraquiasmático do organismo e faz com que você fique mais alerta.

 

Dica: A luz do sol o efeito é ainda melhor principalmente no horário da manha para estimular a produção da vitamina D no corpo.

 

Local 

 

Lembra dos sabotadores que sempre menciono no Snapchat? Então...

 

Evite estudar na cama, sofá ou lugares muito confortáveis. Lugares muito confortáveis é um chamariz para o cochilo, para a sonolência. O ideal é estudar na mesa sentado em uma cadeira.

 

Simulados

 

Ainda sim esta "pescando"? Então precisa de algo para despertar, para colocar seu cérebro para trabalhar. Intercalar alguns simulados com a teoria também ajuda a despertar. Evite ficar lendo apenas teoria por muitas horas.

 

Intervalos 

 

O corpo humano não é uma máquina, não foi feito para realizar uma mesma atividade por horas consecutivas, por isso é necessário realizar pausas de 10 a 15 minutos a cada período de 1 a ou no máximo 2 horas de estudo.

 

Ah Sabrina... Minha coach querida...essas dicas são muito boas, mas o que fazer quando estou no meio dos estudos e o sono está me roubando?

 

Sabia que iria perguntar!!! Agora vem a parte das exceções!!!

 

Cafeína

 

Um cafezinho pode ser a solução, pois é um estimulante.

 

A cafeína bloqueia um componente químico no cérebro associado ao sono e é ótimo para se manter em alerta. Para aqueles que o café não resolve, no meu instagram voce encontrará uma "resenha" sobre o Vivamil (a primeira cafeina pura no Brasil) só não exagere porque em excesso não faz bem a sua saúde.

 

Chiclete

 

Mascar chiclete estimula o nervo trigêmio, esse nervo tem relação com áreas do cérebro que são responsáveis por te manter acordado, pois ele entende que se você está mastigando você está fazendo uma refeição e deve se manter alerta até terminar de se alimentar. Cuidado porque algumas pessoas sentem fome após consumirem chicletes o que pode provocar consumo desnecessário de outros alimentos.

 

Exercícios com braços e pernas

 

Ja ouviu falar em polichinelo? Parece coisa de doido, mas tente isso quando estiver com preguiça ou sono, faça 5 minutos ou mais de polichinelo e perceba como você ficará mais disposto. Sabe por que funciona? Porque ao se exercitar de forma "compulsiva" você acelera seus batimentos cardíacos, aumenta a circulação sanguinea e gera uma descarga de adrenalina no seu corpo.

 

A tortura da água gelada 

 

Eu sei que você vai reclamar... Que parece meio cruel, mas eu faço, recomendo e se o objetivo vale a pena por que não fazer também? 

 

O frio faz contrair os vasos sanguíneos forçando o coração a bombear mais sangue, isso aumenta a frequência cardíaca e te deixa mais esperto. O melhor momento é aquele do cochilo "tentador"...  Jogar um pouco de água fria no rosto, na nuca e nos punhos já ajuda, mas se tiver com aquele sono muito forte aí tem que colocar os pés em um balde de água gelada com cubos de gelo é ainda melhor.. Se estiver com disposição pode simplesmente tomar um banho frio que rapidamente sentirá em estado de alerta.

 

Perceberam que o SONO pode ser amigo e inimigo? A dosagem certa depende de você! Mantenha-se no "controle"!!! Determinação + Ação = RESULTADOS