top of page

Não conseguiu 40 pontos? Ou conseguiu os 40 pontos, mas está receoso?Confira a solução!

Atualizado: 11 de abr. de 2018

Confira os esclarecimentos sobre Anulação x Alteração de gabarito - Interposição de Recursos.

O primeiro passo é verificar se há possibilidade de recorrer de algumas questões e se as possíveis questões sujeitas a alteração de gabarito podem ou não alterar a soma dos seus pontos.

Vamos abordar aqui as dúvidas mais frequentes sobre as anulações na 1ª fase do Exame de Ordem. São sempre muitas perguntas repetidas, veja se sua dúvida esta listada abaixo:


Fui aprovado, mas estou computando com uma questão que estão falando que será anulada. A anulação de questão que eu tenha acertado poderá me prejudicar?


Fique tranquilo. Caso uma questão que você tenha acertado seja ANULADA, sua pontuação permanecerá a mesma!


Entenda que conforme o edital (regras do "jogo") no caso de ANULAÇÃO a respectiva pontuação é atribuída a todos os candidatos que tiverem errado e para os candidatos que acertaram a questão anulada, não serão prejudicados ou beneficiados, uma vez que a pontuação permanecerá a mesma.


Fiz 40 pontos posso ser prejudicado? Ha algum risco?


O objetivo não é deixa-lo preocupado, mas preciso dizer que até o dia 23/4 – data da publicação da lista preliminar de aprovados – a OAB/FGV poderá ALTERAR/MODIFICAR o gabarito.


Importante destacar que ANTES da publicação da lista preliminar dos nomes dos aprovados no dia 23/04, é possível a trocar, alterar ou modificar o gabarito.

Portanto, eventual identificação de erro na questão, poderá sim ser alterada de oficio pela FGV/OAB.


Caso isso ocorra, quem havia “acertado” a questão conforme o gabarito oficial preliminar da FGV/OAB divulgado, ontem - 08/04/2018, estará sujeita sofrer a "diminuição" da nota.


Já após a publicação da lista preliminar (em 23/4), qualquer alteração de gabarito, não prejudicará aqueles que tiverem sido aprovados na primeira lista.


Entendi, fiz 40 pontos, corro o risco apenas em caso de alteração do gabarito. Então o que deve fazer?


Aqueles que alcançaram 40 pontos aconselho iniciar a preparação para a 2ª fase, uma vez que pelo histórico da OAB/FGV apenas em 1 único exame ocorreu alteração de gabarito.


Sabrina, infelizmente fui reprovado! Estou entre aqueles com 37, 38, 39 pontos. O que acontece no meu caso?


Nos casos dos candidatos reprovados na margem de 37 a 39 pontos ha uma "expectativa" de anulação de questões. Contudo, tal analise é subjetiva, ou seja, as questões podem ou não ser anuladas. Eu sempre sou muito CAUTELOSA em relação a anulação, pois a regra e o histórico é da FGV/OAB não anularem nada. No ultimo exame mesmo, apenas 1 questão foi anulada.


Entretanto, não é porque o histórico registra poucas anulações que deve desistir do "jogo"! Mantenha o pensamento positivo, não desista da luta e RECORRA!


Como ficam aos candidatos reprovados dentro dessa margem de 37 a 39 pontos? Estudar para 2ª fase?


Bom, prefiro falar de cada caso especifico:


Aqueles com 39 pontos iniciem a preparação para a 2a fase, pois resultado definitivo apenas será publicado em 08 de maio.


Os candidatos com 38 pontos devem decidir de pessoal a questão, uma vez que precisam da anulação de duas questões e essas questões só lhes beneficiam se tiver errado e forem anuladas..


Ja aqueles que tiveram 37 pontos ou menos, a sugestão é que aguardem a publicação do resultado definitivo em maio.


Prazo para Recorrer do Resultado da OAB


A primeira coisa que deve ser observada é o período para interposição de recursos.

É possível conhecer o prazo para interposição de recurso em face do resultado preliminar da 1ª fase, desde a publicação do edital de abertura.

Na última página do Edital, você encontrará o Cronograma Geral de Eventos (Anexo V). Nele consta, dentre outras datas importantes, o prazo para interposição de recurso.

No XXV Exame de Ordem, o prazo para interposição de recurso será aberto de 24/04/2018 a 27/04/2018.


Como elaborar o recurso contra a prova de 1ª fase?


O recurso é interposto pelo próprio candidato dentro do prazo, com o preenchimento de um formulário eletrônico hospedado no site da OAB/FGV para auxiliar os candidatos, publicarei um TUTORIAL de recurso um dia antes da abertura do prazo, ou seja, dia 23/04.



Confira quais são as questões que podem ser objeto de recurso aqui no blog!

Você tambem pode se interessar por: Cabe recurso nas questões de Ética?

1.182 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page