top of page

Dicas de Estudos

Como estudar para concurso público

Não existe formula magica sobre como estudar e como se preparar adequadamente para conquistar a aprovação. Algumas técnicas podem facilitar o dia a dia daqueles que buscam criar uma rotina de estudos e caminhar para tão sonhada APROVAÇÃO. Abaixo registro algumas dicas sobre como começar.

 

PONTO DE PARTIDA

 

Primeiro passo: Saber qual concurso deseja ser aprovado  e "colocar a lupa nele".     

 

Suponhamos que você deseja o concurso para o Ministério Público. Logo, deve colocar “a LUPA de Promotora de Justiça". Quero dizer que o mais importante é analisar o edital mais completo daquela carreira que almeja no caso do MP sugiro que seja os Editais do MP de Minas Gerais e de São Paulo (são alguns dos editais mais completos do MP Estadual), mas se esta limitado a concursos apenas do seu Estado a delimitação for para seu Estado, deve socorrer do respectivo edital.

 

IMPORTANTE:  Quem não sabe o que quer já começa mal, pois se nao sabe o que quer "qualquer edital serve". :(

 

 

O PLANEJAMENTO 

 

Com o edital nas mãos, você terá que reservar um TEMPO de preparação, da seguinte forma:   curto, médio, longo prazo.  

 

a) Quantas horas de estudo por dia você tem disponível? R: Suponhamos que você me diga que tenha 4 horas (o ideal começa a partir de 4 horas de estudo e vai aumentando, esse é o segredo do sucesso).     

 

b) Então, você com essas 4 horas irá dividi-la por dois: estudará por dia 2 matérias do Direito, com 2 horas para cada uma.     

 

c) Como fracionar? Você estudará de Segunda a Sexta, duas matérias por dia, com 2 horas(poderia ser mais se tivesse mais tempo) para cada matéria. 

 

 

ORGANIZANDO O ESTUDO 

 

Dicas:  

 

1ª -  Separar as três ultimas provas e realizar tag's dos temas que se repetem.

 

2ª -Você deve estudar duas matérias por dia, da seguinte forma:    

- a primeira disciplina deve ser aquela que mais tem peso no concurso;    

- a segunda disciplina deve ser aquela que você mais sabe.     

 

Veja que com isso haverá um equilíbrio de disciplinas, de forma que aquela que mais pontua sera revisada mais vezes e a que mais sabe servira de animo para estudar as demais. 

 

3ª - Depois de ter em mente a estrutura acima, você pegará o edital que já havia selecionado e uma agenda e colocará na Segunda-feira até Sexta-feira, da forma que foi dividida acima, todos os itens do edital. 

 

Observação:  Se você faz cursinho, deverá colocar no seu planejamento as matérias que você está assistindo, de forma que seu estudo (edital + aula) estará diferente das aulas e neste caso sua memorização aumenta, porque você treinara seu cérebro a receber informações diferentes ao mesmo tempo que revisara aquilo que ja viu em momento distinto.

 

4ª - Depois de colocar na "agenda de estudos" todos os itens do edital, de Segunda a Sexta, você terá um planejamento ou uma " rotina de estudos", ou seja, você PROGRAMOU seu estudo, de forma segmentada, dirigida ao cargo que almeja.

 

5ª - E o fim de semana, o que devo estudar?

 

Na parte da manhã deve apenas resolver questões de concurso, além de visitar páginas relacionadas ao seu concurso na internet; 

Não esqueça: É primordial sempre resolver as provas dos concursos passados e sentir o estilo do concurso daquele Estado.     

 

6ª - E o Domingo, o que devo estudar ? 

 

Darei uma colher de chá!

Você decide se deve ou não estudar.

Nos domingos se tiver muito próximo a prova é bom estudar, mas um dia da semana é necessário relaxar, ficar com a família, assistir à missa, TV, filmes no cinema, fazer tudo menos estudar, porque é preciso oxigenar os pensamentos, ter motivação, equilibrar a roda da vida, repor as energias para começar novamente a semana de estudos.   

 

 

PECULIARIDADES

 

E se no meio do percurso você resolve prestar outro concurso, enquanto estuda para Ministério Público Estadual?    

 

Sem nenhum problema desde que sejam matérias afins, você poderá "contornar" o edital do MP apenas aquilo que é específico e refazer seu planejamento, inserindo as disciplinas específicas.      

 

E se no meio do percurso você resolve prestar concurso com matérias que não são afins? Por exemplo concursos na área federal exige Previdenciário, Direito Econômico e etc. Neste caso você terá que reprogramar todo planejamento, direcionando para o outro concurso.  

 

A "grosso modo" é assim que inicia um planejamento de estudos. 

 

Depois de 4 semanas de estudo em diante, você pega ritmo, seu cérebro começa a sentir falta de leitura, de livros, de apostilas, o bichinho da "sede de conhecimento" te pica e você estará se "policiando" em caso de desviar dessa disciplina, nasce a chamada crise de consciência.    

 

Após seis meses de estudo você começa a ficar bom, sentir caminhando bem para a preparação. Antes disso é loteria, é sorte, é enganar aluno(a). Você deve contar consigo mesmo, com suas habilidades reais e não com a sorte. 

 

Os concurseiros que realmente têm chance de concorrer a um concurso público (excluindo aqueles que "pulam de pára-quedas") são aqueles que conseguem vencer 1 ano de estudo dirigido, disciplinado, nessa fase que começam a entrar na lista dos alunos que são de fato candidatos as vagas oferecidas (nao estão contando apenas com a sorte).

bottom of page