top of page

Recurso OAB 1ª Fase em 5 passos!

Agora que você já viu sua pontuação e já leu nosso post sobre as possíveis questões passiveis de recursos, resta saber como registrá-lo adequadamente no sistema da OAB/FGV. Por isso, no post de hoje, trago um passo a passo super detalhado, com instruções sobre como recorrer do resultado da OAB na 1ª fase.


Vamos lá?

Se ainda não sabe de quais questões recorrer confira as Questões Passíveis de Anulação no XXV Exame de Ordem


Primeiro passo: Acessar o local correto


Os recursos na 1ª Fase da OAB são individuais, cada candidato deverá elaborar e interpor o seu recurso. Para a interposição , é acessar o site oficial da OAB/FGV Lá você clicará no link respectivo da edição da prova que você esta prestando, momento em que sera direcionado para uma tela igual esta abaixo:



Nesse momento você deverá clicar no item: Interposição de Recurso - Resultado Preliminar - Prova Objetiva (1ª fase).


Assim que clicar, sera direcionado a uma tela para que possa efetuar seu Login.


Segundo passo: Realizar o Login


Veja que acima do local destinado a inserção dos dados de login, constará o horário e prazo detalhados para interposição de recursos.

Neste momento basta você inserir o seu CPF e Senha cadastrados no site da FGV, o mesmo utilizado no momento da sua inscrição, e então clique em “Continuar”.

Na hipótese de ter esquecido a sua senha, clique em “Esqueceu a senha? Clique aqui”, abaixo do espaço destinado aos dados de login.



Terceiro Passo: Identificar o tipo de Recurso a ser feito


Após efetuar o LOGIN, na tela do sistema da FGV aparecerá um aviso contendo instruções gerais e alguns esclarecimentos. Leia atentamente e em seguida, clique em “fechar janela”, no canto superior direito para continuar.


Veja que ao clicar no X para fechar o aviso, você terá duas opções possíveis:


1) Incluir novo recurso contra o gabarito ou 2) Incluir novo recurso contra erro material

Sabrina qual eu devo clicar?


Você deve analisar qual é sua intenção com o Recurso, vou explicar melhor.


1) Incluir novo recurso contra o gabarito: Se você discorda do gabarito apresentado pela banca, está é a opção que você deve selecionar para recorrer do resultado da OAB.




2) Incluir novo recurso contra Erro Material: Esta opção se destina às hipóteses em que alguma questão que foi devidamente marcada na folha de respostas, não foi contabilizada. Isso ocorre quando há alguma inconsistência na leitura ótica da folha de respostas (é algo raro, mas acontece).


Quarto Passo: Apresentar as razões recursais


Por ser o recurso mais comum, primeiro irei detalhar como recorrer CONTRA O GABARITO.


Clique em Incluir novo recurso contra o gabarito conforme expliquei acima e o sistema apresentará um novo aviso contendo informações sobre a interposição de recurso contra o gabarito. Leia com atenção e feche para continuar.


Assim que fechar, você vera uma tela contendo o tipo da sua prova e uma caixa de seleção em que você deve indicar sobre qual questão versará o seu recurso . Cuidado! Indique com atenção o tipo de prova e o numero da questão!



Aparecerá um novo aviso, trazendo mais alguns esclarecimentos. Feche para continuar. Veja:


Agora sim, finalmente, aparecera a caixa de texto onde você deverá inserir as suas razões recursais.

Após a digitação das suas razões recurais, para finalizar o protocolo, clique em “Salvar este recurso”. Prontinho, seu recurso agora está devidamente registrado! Repita o passo a passo para cada questão.


Se ainda não sabe de quais questões recorrer confira as Questões Passíveis de Anulação no XXV Exame de Ordem


Para você que teve algum erro na contagem dos seus pontos, ou seja, houve uma contabilização errônea dos acertos, ensino agora Incluir novo recurso contra Erro Material:


Veja que ao clicar em Incluir novo recurso contra Erro Material surgirá um novo aviso contendo instruções sobre esta modalidade de recurso. Leia com atenção, então clique em “fechar janela” para continuar aparecerá a seguinte tela:



Neste momento você deverá indicar quais são as questões em que você percebeu erro de leitura ótica na sua folha de respostas.

Fique atento você terá apenas 250 caracteres para indicar em quais questões você verificou o erro material.

Seja objetivo por exemplo: Houve erro de leitura ótica nas questões nº XX, nº XX, nº XX e nº XX, solicito revisão da pontuação.


Indique qual o número de acertos que você entende que deveria ter nesse mesmo texto: O resultado preliminar apontou 38 acertos, porém, foi verificado erro material na leitura ótica de 4 questões. Portanto informa que a contagem correta seria 42.

Para finalizar, clique em “Incluir novo recurso”. Prontinho! Recurso incluso na plataforma.


Quinto Passo: Conferir os recursos


Após o protocolo dos seus recursos, você poderá conferi-los na tela inicial, onde estarão indicados os números de protocolo, o tipo de prova, a questão recorrida, bem como a data e horário de inclusão. Além disso, você poderá “Visualizar” ou “Editar” os recursos interpostos. A alteração do conteúdo do seu recurso estará disponível até o fim do prazo recursal.


talvez você se interesse por:


546 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page